Publicado em

Aprenda como cuidar da crina e da cauda de seu cavalo

A maioria dos proprietários de cavalos quer deixá-los com uma cauda longa, saudável e bonita, mas isso requer alguns cuidados. Confira algumas técnicas que ajudarão nesta tarefa:

Cauda e crina saudável vem de uma alimentação adequada com proteínas, aminoácidos e vitaminas. Portanto, a alimentação deve ser equilibrada e balanceada.

Não escove a cauda do seu cavalo todos os dias. A escova diária fará com que a cauda fique cada vez mais fina e caia.  E na hora de escovar, use apenas escovas apropriadas para crinas e caudas com dentes largos. Antes de começar penteio os fios com os dedos das mãos para desfazer os nós maiores.

Verifique se seu cavalo está esfregando a cauda. Pode ser alguma reação cutânea causada por insetos. Proteja seu cavalo usando repelentes. Borrife a solução em todo o corpo do animal, evitando apenas a região da cara. Aproveite e consulte o seu veterinário.

Use shampoo para limpar a cauda e restaurar a umidade do cabelo e pele ao mesmo tempo. Depois de lavar, aplique uma pequena quantidade de condicionador ao longo da cauda. O condicionador, além de remover o acúmulo de resíduos causados por minerais e produtos químicos, penetra abaixo da superfície para hidratar.

Trançar pode ajudar a cauda a crescer longa e grossa, impedindo emaranhados e quebra, mas isso não funciona com todos os cavalos. Alguns se dão bem com tranças, outros simplesmente a destruirão. O ideal é trançar a crina e cauda, deixá-los por um dia ou dois, passando esses dias  tirar todas as tranças e condicionar. Em seguida, retrance.