Publicado em

Veja dicas de como alongar seu cavalo

Alongar seus cavalos vai ajudar os animais a manterem uma boa condição física e prepará-los para um treinamento ou cavalgada mais cansativo. Deixe seus cavalos em forma e pratique esses alongamentos com eles regularmente!

Alongando o pescoço do seu cavalo

Prepare seu cavalo.

Vá para um local aberto onde ele tenha liberdade de movimentos. Pegue uma pequena recompensa que o deixará interessado; cenouras funcionam particularmente bem para esse alongamento por causa do comprimento delas.

Fique de pé, logo atrás das patas frontais do seu cavalo.

Os alongamentos a seguir deverão ser feitos nos dois lados do animal, e de uma posição paralela ou logo atrás das patas dianteiras dele.


3 Abaixe a cabeça do seu cavalo usando a recompensa.Segure-a perto da cabeça do animal para que ele a perceba, e depois faça-o se alongar movendo a recompensa até passar o machinho. Tente fazer com que o cavalo segure esse alongamento por 10 a 15 segundos antes de dar a recompensa para ele. Isso alongará o pescoço para trás e para baixo.

  • Se o seu cavalo não conseguir ir tão longe quanto você gostaria, diminua a distância no começo, e com o tempo os músculos dele ficarão acostumados a ela.
  • 4 Alongue o pescoço do seu cavalo para trás. Pegue outra recompensa e, ficando de pé no mesmo local, atraia a atenção do cavalo e direcione a cabeça dele para trás, em direção ao lombo. Segure a recompensa bem abaixo do ombro do cavalo (um pouco acima do ventre) e mantenha-a ali por 10 a 15 segundos. Depois, solte a pressão e dê a recompensa ao cavalo.

5 Alongue a linha superior do cavalo. Usando outra recompensa ou o resto da cenoura, guie o pescoço do seu cavalo para baixo e para trás um pouco, entre as patas dele. Em vez de alcançar a parte externa do machinho, alcance a parte interna e mantenha o cavalo nessa posição por 10 a 15 minutos. Libere seu cavalo do alongamento e dê a ele a recompensa.

6 Repita os alongamentos do outro lado. Para evitar que seu cavalo fique desequilibrado ou fora de forma, alongue-o dos dois lados. Siga os passos já mencionados para alongar para baixo e para trás tanto do lado esquerdo quanto do direito.

Segundo métod0

Alongando as patas do seu cavalo

1 Alongue as patas dianteiras do seu cavalo.

Fique na lateral dele e faça com que levante uma das patas dianteiras. Puxe-a para frente de forma que fique totalmente estendida, com pouca ou nenhuma dobra no joelho, e com o casco perto do chão. Segure a perna dele nessa posição por 10 a 15 segundos, ou pelo tempo que seu cavalo puder.

2 Alongue o ombro do seu cavalo.

 Ficando novamente ao lado das patas dianteiras dele, faça com que o cavalo levante uma delas. Pegue-a e leve-a para frente, deixando uma leve dobra no joelho. Então, segure a pata dele logo abaixo do joelho e levante-a, de forma que ela fique com uma dobra de 90º enquanto a metade inferior fica solta. Gire essa pata de 3 a 5 vezes na direção da outra.

3 Alongue a pata traseira de seu cavalo para trás.

Vá para a parte traseira do seu cavalo e fique virado para uma das patas posteriores. Faça com que ele levante a pata, e mantenha o casco estendido para fora (da mesma maneira que faria se fosse pegá-lo). Segure a metade inferior da pata dele, e estenda-a lentamente para trás e para baixo. Mantenha esse alongamento por 10 a 15 segundos.

4 Alongue a pata traseira de seu cavalo para frente. Peça pela pata do cavalo para alcançar o casco dele, enquanto você fica perto do animal e pega a pata logo abaixo do joelho. Puxe a pata dele para frente um pouco e levemente na diagonal, sem esticar totalmente o joelho do cavalo. Mantenha essa posição por 10 a 15 segundos e então leve lentamente a pata do cavalo de volta à posição de descanso.

Terceiro método

Alongando as costas do seu cavalo

1 Alongue as costas e os quadris do cavalo. Fique logo atrás do cavalo e de um dos lados, perto do corpo dele, de forma que ele não possa chutar você. Começando pelo topo das costas dele, no início da cauda, arranhe de leve os músculos dos dois lados da cauda ou coluna, a mais ou menos 10 cm do centro. Arranhe essa área indo para baixo, até que o cavalo levante os quadris ou as costas e contraia a traseira. Mantenha pressão por 20 a 30 segundos e depois solte.

Alongue as costas e o abdômen do cavalo. Faça a versão equina do abdominal supra ficando ao lado do seu cavalo e fazendo cócegas na parte de baixo da barriga dele, perto de onde você colocaria a cilha. Continue a fazer cócegas ou pressão na região até que o cavalo levante as costas em resposta. Mantenha o alongamento por 10 segundos e depois mova mais para baixo, para alongar.

3 Alongue a lombar do seu cavalo. Fique ao lado de uma das patas traseiras do seu cavalo, e faça com que ele a levante. Pegue o casco dele e alongue a pata para frente enquanto a levanta gentilmente no processo. Puxe a pata para frente, de modo que a ponta do casco toque a parte de trás do joelho dianteiro do mesmo lado. Mantenha a posição por alguns segundos, e então traga lentamente a pata de volta para a posição inicial.

Dicas

  • É mais fácil fazer esses alongamentos se o cavalo estiver um pouco aquecido, então ande com ele por 5 a 10 minutos antes de alongar para obter resultados melhores.
  • Lembre-se de sempre repetir cada alongamento com o outro lado.

Avisos

  • Fale com um veterinário ou treinador antes de começar a alongar seu cavalo, pois você pode causar danos severos à musculação dele se fizer qualquer um dos alongamentos de forma errada.
  • Peça a ajuda de um amigo com o conhecimento correto para alongar seu cavalo, caso se sinta desconfortável fazendo isso você mesmo.

                                                                                                                Fonte: Equestre Online