Publicado em

Veja algumas dicas na hora de comprar um cavalo

O momento da escolha para a compra de um cavalo deixa muitas dúvidas. Há sempre um risco para quem deseja adquirir algo do qual não se tem muito conhecimento, em qualquer situação, principalmente quando se trata da compra de um animal de alto valor, como é o caso de se possuir um cavalo.
O melhor caminho é procurar ajuda de pessoas especializadas, que conheçam a fundo sobre equinos e que inspirem confiança, na hora de se fazer o negócio.
É necessário que o comprador defina bem seus objetivos, ao adquirir um cavalo. Dessa forma o animal será escolhido de acordo com as intenções do seu futuro dono: Tração, montaria (tipo de montaria), prática de cavalgadas, saltos, corrida de velocidade, jogo de Pólo etc; são algumas modalidades a que são destinados os cavalos. O porte físico do animal deverá, igualmente, ser escolhido de acordo com o tipo físico do seu dono, este é um fator também importante. Um animal de grande porte, por exemplo, não seria adequado para a prática de equitação para uma criança ou adolescente de baixa estatura.
Um médico veterinário, especialista em equinos, deve ser consultado para que avalie o estado físico do animal, através de um exame clínico, para que não ocorram surpresas desagradáveis, posteriormente.
Outro importante aspecto é a avaliação do comportamento do animal, se é dócil ou agressivo, os problemas de aprumos e consequências no andar, além das características próprias da raça do animal escolhido.
Boa cavalgada a todos!