Publicado em

Alimentação: 5 dicas para a nutrição dos cavalos

Manter uma rotina de alimentação saudável para os cavalos é um grande desafio para os criadores do animal. Isso porque os equinos são grandes, possuem um aparelho digestivo muito delicado — que exige uma alimentação fracionada e em pequenas porções ao longo do dia — e devem ingerir uma grande quantidade de água. Veja algumas dicas:
1. Esteja atento à quantidade de comida por dia
Um cavalo que pese até 500 kg deve ingerir ao longo do dia até 2 kg de ração, que precisa ser fracionada em pequenas porções. Dessa forma, há o aproveitamento dos nutrientes, que se tornam mais eficazes no organismo do animal.
Também vale a pena ressaltar que não se pode fazer a troca brusca de uma marca de ração por outra. O ideal é respeitar um tempo de 20 dias para a transição da marca ou qualidade dos grãos, ou até mesmo evitar a troca, tendo em vista que ela pode causar algumas reações gástricas e intestinais.
2. Alimente-o de forma adequada
Animais de porte grande, em geral, precisam ser alimentados corretamente, pois o peso e as proporções de seu corpo exigem certos cuidados na hora do manejo alimentar. Um cavalo adulto ingere de 0,5 a 1% de seu peso total em ração.
Por isso, é muito importante adequar a alimentação e complementá-la com outros componentes, como o capim verde e o feno. Entretanto, essa dosagem deve ser fracionada ao longo do dia.
A idade do animal também conta na hora de fazer a dieta balanceada. Assim, é importante consultar um profissional, que vai orientar quanto às regras de uma boa alimentação, visto que cavalos são extremamente sensíveis a cólicas e dores abdominais.
3. Mantenha o animal hidratado
É necessário fornecer uma grande quantidade de água para os cavalos. Entretanto, a maneira como se deve hidratá-lo também é importante: a água não pode ser ingerida após exercício físico do animal. Ele deve descansar primeiro e só depois fazer a ingestão à vontade da água.
4. Consulte um profissional qualificado
Além de fornecer boa alimentação e hidratação para os cavalos, é importante que os animais façam visitas periódicas ao veterinário, pois somente o profissional pode diagnosticar doenças, solicitar exames e fazer uma avaliação de desempenho.
Além disso, esses profissionais também podem indicar alimentos e nutrientes ricos em vitaminas, fornecendo uma dieta equilibrada que contribuirá para que o equino tenha uma vida saudável.
5. Verifique os nutrientes essenciais na alimentação
A alimentação saudável dos cavalos deve estar aliada a componentes ricos em nutrientes que proporcionam o bem-estar físico. Por esse motivo, é importante que alguns itens estejam presentes na alimentação:
-fibras — que se encontram nas cascas de grãos, geralmente no milho, para aumentar a quantidade de volume da ração;
-cereais — pois aumentam o poder de digestão da alimentação. São comumente encontrados na aveia, cevada e milho;
-forragem — já que é considerada como um dos principais nutrientes para enriquecer a dieta dos cavalos. É encontrada em conserva ou em ervas;
-cenouras e maçãs — que devem ser consumidas esporadicamente junto à ração, a fim de aumentar o volume do alimento e dar um sabor apetitoso a ele. Geralmente, só recebem esses itens do dono após terem vencido alguma competição ou prova, como uma forma de gratidão pela conquista.
*Fonte: Blog Rural Vende